Como se comportam nas compras as Gerações Z e Geração Y ? \IBGE\

Como se comportam nas compras as Gerações Z e Geração Y ? \IBGE\
Como se comportam nas compras as Gerações Z e Geração Y ? \IBGE\

 

 

  • Geração Z (15 a 20 anos): 20,5 milhões de brasileiros
  • Geração Y (21 a 34 anos) : 48,3 milhões de brasileiros

No Omni-channel

  • Y :  Não fazem distinção do varejo on-line e off-line.
  • Z :  Não fazem distinção do varejo on-line e off-line.

No Smartphone

  • Y : 84% possuem acesso.
  • Z :78% possuem acesso.

Nas mídias sociais

  • Y : Utilizada como fonte para se atualizar no mundo, e para pesquisa de produtos e serviços. Perfil de consumidor que sente necessidade de mostrar para os outros o que é e o que tem.
  • Z : Perfil mais contido, que mostra o que tem aprendido, e não o que é e o que tem, como a geração Y.

No E-commerce

  • Y: 70% compraram online entre setembro de 2014 e setembro de 2015. Índice geral da população não ultrapassa 67%.
  • Z: 60% prefere comprar roupas e acessórios online, pesquisando na internet os melhores preços.

Características

  • Y: Público exigente, conectado e que busca experiências e estilo de vida nas marcas que consome.
  • Z: Público crítico, dinâmico, exigente, conectado, autodidata e que sabe o que quer. Tem horários flexíveis, não distinguem a vida on-line da off-line, é adaptável e disperso.

Como atrair essas diferentes gerações?

Invista no marketing digital. Essas gerações são conectadas e associam a presença digital à reputação das empresas, e à qualidade de seus produtos e serviços.

Invista no marketing de conteúdo. Essas gerações se mantêm atualizadas pelas mídias sociais, sendo portanto, fundamental que as empresas ofereçam mais do que um simples catálogo de produtos.

Conte histórias. As gerações valorizam histórias reais e pessoas reais em campanhas. Existem diversos casos bem sucedidos.

Seja claro e objetivo. A geração Z, principalmente, é caracterizada por ser dispersa, devido aos estímulos que recebeu e que está acostumada. Sendo assim, é importante que as comunicações com esses clientes sejam claras, objetivas e de linguagem adequada.

Proporcione experiências de compra diferenciadas. Os públicos dessas gerações são exigentes e valorizam diferenciais em produtos e serviços. Esse investimento atrai e fideliza esses consumidores.


Obs: A relação com o smartphone do consumidor da América do Sul é diferente da observada no hemisfério norte. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, o telefone celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, sendo utilizado por 80,4% dos domicílios conectados. Com essa informação, destaca-se a importância de se ter sites responsivos e seguros, que possibilitem o acesso e a compra via smartphone.

 

 

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