6 BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA DE CONTAGEM DE FLUXO PARA AS LOJAS FÍSICAS

6 BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA DE CONTAGEM DE FLUXO PARA AS LOJAS FÍSICAS
6 BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA DE CONTAGEM DE FLUXO PARA AS LOJAS FÍSICAS

 

 

No e-commerce, cada “passo” que o consumidor dá é registrado e esses dados ajudam os negócios a serem melhores e a entenderem o comportamento dos clientes .

Na loja física, você entra em uma loja, circula entre os corredores, olha uma gôndola e outra e sai, com ou sem sacola, e toda essa jornada parece estar fora do controle do comerciante. Mas só parece, porque hoje já existem tecnologias que ajudam o varejo físico a acompanhar cada passo do consumidor dentro do PDV.

As tecnologias de fluxo de pessoas é uma delas. Em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, esse tipo de tecnologia já é uma commodity e só agora cresce no Brasil  segundo a  Vemco Group, empresa especialista em tecnologia de contagem de pessoas.

Lá fora, a Vemco conta com um portfólio de clientes que utilizam o sistema de contagem de fluxo da companhia, tais como como Pandora, Samsonite, H&M, BMW, Lego, Victoria’s Secret, Ecco, Grandvision, Versace e Marc Jacob. O grande case da companhia, contudo, é o Aeroporto de Johannesburg – ou seja, diversos setores podem se beneficiar com a tecnologia de contagem de fluxo.
Benefícios

Afinal, o que faz uma tecnologia de contagem de fluxo? Ela não somente conta a quantidade de pessoas que entra e sai das lojas. Ela tem benefícios para além disso. “O grande objetivo dessa solução é solucionar problemas, e com isso melhorar os resultados de vendas. Já vimos aumento de 5% a 10% nas vendas”, segundo a Vemco Group . Confira os benefícios dessa tecnologia.

 

  1. Quantidade de pessoas

Esse é o benefício óbvio da tecnologia. A tecnologia consiste em um sensor, instalado na loja, como se fosse uma câmera. Com ele, é possível identificar as pessoas que entram na loja. É possível identificar quantidade, se é homem, mulher ou criança – tudo em tempo real. Mais do que isso, a tecnologia identifica os picos de fluxo das lojas. “Com isso, é possível dimensionar a equipe de vendedores para evitar perder vendas”.

 

  1. Vitrines

A tecnologia ajuda a identificar se a vitrine da loja é atraente ou não. Isso porque o contador consegue verificar a área externa para saber quantas pessoas passaram em frente a vitrine e quantas entraram de fato na loja. A partir desses dados, é possível fazer alterações para atrair mais pessoas a partir da vitrine.

 

  1. Retorno

É possível identificar se a pessoa que entrou na loja já entrou antes. Esse tipo de informação é possível porque o sistema identifica o celular da pessoa. Cada aparelho tem uma identidade e o sistema reconhece essa identidade.

 

  1. Jornada

A tecnologia ajuda a loja física a identificar quais são as áreas quentes e frias do PDV, a partir da jornada do cliente dentro da loja. “A solução consegue cruzar os dados de quais áreas o cliente frequenta na loja, a jornada dele na loja, e consegue fazer o tracking”. Com essa informação, o lojista consegue fazer mudanças para melhorar o tráfego e a atratividade das áreas identificadas como frias.

 

  1. Falhas na operação

A tecnologia consegue mensurar o tempo de permanência dos clientes e, por isso, consegue identificar possíveis falhas da operação, principalmente a tão temida fila do caixa. Como tudo é mostrado em tempo real, o dado ajuda a agilizar as ações estratégicas.

 

  1. Comparações

Com a tecnologia, é possível visualizar e classificar os dados dos visitantes por minuto, hora, dia, semana, mês ou ano. Também é possível comparar os dados do visitante em diferentes períodos ou em diferentes lojas. Os dados podem ser facilmente exportados e apresentados em várias aplicações de planilhas ou como arquivos em PDF diretamente da página do relatório. Com relatórios de comparações em mãos, a tecnologia auxilia estratégias de operações e de marketing .

 

Futuro

A tecnologia de contagem de fluxo tem potencial para entregar ainda mais informações e ajudar ainda mais nas estratégias. Isso porque está sendo estudada a possibilidade de ela medir a reação das pessoas frente aos produtos.

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