8 formas em que a inteligência artificial já tem sido usada com sucesso

8 formas em que a inteligência artificial já tem sido usada com sucesso
8 formas em que a inteligência artificial já tem sido usada com sucesso

 

Algumas das aplicações mostradas aqui ainda estão sendo testadas, é verdade, mas já podem ser vistas em ação, em estratégias de marketing reais.

Veja como o marketing do futuro está sendo moldado:


 

Prever o comportamento do consumidor

Hoje em dia já é possível rastrear praticamente todos os passos de um consumidor pela rede, o que permite a uma marca como que mapear o comportamento dele e prever suas próximas ações.

Na prática, essas informações podem ser usadas para criar mecanismos que se encaixem exatamente nesse tipo de comportamento e aumentem as chances de conversão.

 

Automação do atendimento

 

Já ouviu falar dos chatbots do Facebook, que ajudam a automatizar o atendimento ao público?

Essa é apenas uma das ferramentas de automação do atendimento que estão sendo exploradas por meio da inteligência artificial, mas já nos dá uma boa noção de como isso funciona.

Com o mercado cada vez mais competitivo a busca por atendimento imediato está ficando maior, e automatizar parece ser uma solução viável para a maioria das empresas.

 

Automação do gerenciamento de comunidades

Que dizer do gerenciamento de comunidades, aquele trabalho tão importante que envolve a comunicação com os seguidores da sua marca nas redes sociais?

Estar em diversas redes ao mesmo tempo, usando cada uma de acordo com seus próprios costumes e “regras” pode ser um verdadeiro desafio.

Felizmente, já existem aplicativos, como o Instagresss, que vão muito além do já conhecido agendamento de postagens: comentam e curtem publicações, seguem e deixam de seguir outros!

 

Curadoria e recomendações personalizadas

As pessoas amam receber recomendações de qualidade e consumir conteúdo personalizado para suas necessidades e desejos.

Isso é possível apenas por meio de uma curadoria detalhada. Por conta de tantos algoritmos de análise que já existem, essa curadoria pode ser feita inteiramente por um sistema.

Um exemplo claro é o sistema de recomendações da Netflix, que usa os dados de consumo dos usuários como base para indicar novos programas e apresentar seu catálogo.

 

Mecanismos de busca

Os mecanismos de busca também estão investindo pesado no uso de inteligência artificial a fim de criar experiências de busca mais completas e precisas para os usuários.

A última atualização de algoritmo do Google, por exemplo, se chama RankBrain e é baseada em IA para determinar as intenções de busca das pessoas.

Visto que aprende sozinho, sem a ajuda de humanos, o sistema consegue refinar as buscas e encontrar resultados mais exatos em bem menos tempo, sem necessidade de trabalho humano.

 

Precificação de produtos

Precificar um produto é uma tarefa bastante complicada e depende de muitos fatores, como o ciclo de vida do item, histórico de vendas, época do ano, etc.

Errar na hora de precificar pode significar uma perda grande de lucros e afetar diretamente o desempenho de um negócio ao longo do tempo.

Felizmente, há ferramentas que ajudam a definir os preços de forma automática, comparando esses vários fatores entre si para determinar dinamicamente qual o melhor preço de cada um.

 

Reconhecimento de fala

Se você já usou assistentes virtuais como Siri e Cortana ou ferramentas como o tradutor por reconhecimento de voz do Skype, já sabe que essa tecnologia é tão real quanto é incrível.

Esses sistemas conseguem captar exatamente o que você diz e agir em cima disso, seja por traduzir a mensagem rapidamente para outro idioma ou atender o pedido que você fez no Smartphone.

 

Reconhecimento de linguagem

Além do reconhecimento de fala, há também o reconhecimento de linguagem, que vai ainda um pouco além.

Se trata de uma tecnologia que entende não apenas o que você diz, mas também o que exatamente você quer saber.

Se mesmo os humanos às vezes encontram desafios em entender o que outros querem dizer, é bem impressionante que uma máquina consiga perceber isso, não é mesmo?

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