Representantes comerciais: como melhorar as vendas usando tecnologia?

Representantes comerciais: como melhorar as vendas usando tecnologia?
Representantes comerciais: como melhorar as vendas usando tecnologia?

 

A rotina de um Representante Comercial não é fácil. Ele precisa preservar a boa imagem do produto, fazer visitas periódicas aos clientes e manter seu cadastro atualizado. Sem falar na necessidade de manter bons relacionamentos, ter conhecimento tributário, jurídico, e, claro, trazer dinheiro para a empresa.

Mas, você sabia que é possível melhorar as vendas usando tecnologia? As plataformas digitais chegaram para aumentar a produtividade dos representantes comerciais e ampliar as vendas em todos os níveis de uma cadeia comercial.

É importante lembrar que o e-commerce B2B movimenta por ano no Brasil mais de R$1 trilhão, somente em negociações entre empresas, envolvendo vários agentes de venda. Atrelar esta realidade à rotina do representante pode significar o fim do gargalo de vendas.

Como funciona?

Já existem plataformas de e-commerce focadas no mercado B2B (business-to-business), de empresa para empresa. O representante utiliza a mesma plataforma da indústria ou distribuidora para automatizar suas vendas e até evitar conflitos entre as partes interessadas, mesmo não estando presente fisicamente.

Indústria x Representante

Casar os interesses da indústria com a do representante é sempre um desafio. Mas a experiência nos mostra que esses dois personagens não podem ser inimigos do comércio eletrônico. As cadeias de distribuição online surgem como um novo canal de vendas, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas. Para que isso seja possível, ambos devem participar do ciclo de vendas.

Digitalização dos Catálogos

Com o acesso a estas plataformas é possível, por exemplo, que os representantes comerciais apresentem em um tablet, computador ou smartphone sua linha completa de produtos com fotos, descrição técnica completa e preços diferenciados por cliente. Melhor do que carregar fisicamente folders, catálogos e panfletos em reuniões com clientes parceiros.

Seu catálogo integrado com a indústria

Além de disponibilizar o catálogo digital `a plataforma traz outra vantagem para quem precisa – e muito – ganhar tempo e aumentar a produtividade: o cadastro dos produtos é feito pela indústria. Isto é, o representante comercial não precisa se preocupar em cadastrar item por item e averiguar os níveis de estoque de cada distribuidor. Está tudo pronto e online, com a garantia de que os produtos estarão mesmo disponíveis. Isso significa não só economia de tempo, mas um rápido retorno ao consumidor, que pode ter de renegociar os itens escolhidos por falta de estoque.

Cuidado! Algumas plataformas B2B do mercado exigem que o próprio representante faça o cadastro dos produtos. Elas trabalham com softwares diferentes, um para a indústria e outro para o representante, e a integração é feita posteriormente. Certifique-se de que este controle seja feito de forma integrada, para focar no que realmente importa para você.

Comissões

As plataformas de e-commerce B2B de verdade também tornam viável o comissionamento dos vendedores por transação realizada no site. O sistema valida a compra por meio de um código digitado pelo cliente, independentemente de onde ela foi efetuada.

Justo, não é? O representante abriu o cliente, apresentou as novidades, manteve relacionamento, negociou, gerenciou os conflitos e fez o cliente satisfeito.

Muitas funcionalidades

Ele também consegue acompanhar seu desempenho de vendas, verificar o histórico de clientes, ter acesso a dados relevantes ao segmento B2B e receber treinamento com frequência, tudo em um só lugar.

Esses são alguns dos caminhos que as vendas digitais B2B podem trazer para facilitar a vida dos representantes comerciais.  Para colocar o e-commerce a favor do representante, o primeiro passo é incluí-lo nessa nova cadeia comercial.

e-commercebrasil

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